Translate

What Are These? | Blog Translate Gadget

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

"Curandeiro è melhor que psicólogo"


Marina Abramovic é performer desde os nos 70. Ela mesma começou a se descrever como a "Avó da arte da performance". Seu trabalho explora a relação entre o performer e o publico, os limites do corpo, e as possibilidades da mente.
Abramovic é uma iugoslava que vive em Nova York e se instalou no Brasil no inicio de 2012. Artista performática mais prestigiada no mundo ficou oito dias sozinha em uma casa em Iporanga- SP, sozinha, com 29 litros de leite. 

“O leite absorve a radiação do seu corpo e reforça o sistema imunológico", 

Também foi se encontrar com xamãs em Curitiba. Diz até que três dias com os curandeiros fizeram mais conserto que três dias de psicanálise.






Abramovic já gritou até perder a voz, escovou o cabelo até sangrar seu couro cabeludo, deitou nua numa cruz de gelo, desmaiou numa estrela feita de fogo e ofereceu seu corpo pra intervenções do publico. Também  fez mais de 850 mil espectadores chorarem na sua frente (The Artist Is Present).




De alguma forma eu me identifico com Abramovic. O Absurdo inesperado diferente me atrai, a verdade me incomoda ás vezes, as fingilancias(fingir) cotidianas me dão mais prazer. 

Quero criar em mim, criar um outro eu. Ou ser sempre um fugidio ate esquecer quem eu realmente sou. Não que eu queira ficar nu em publico; eu quero é vestir outro tipo de roupa. Quem sabe uma capa de super herói e sair pra pegar o metro. Andar bem devagar e chegar só de noite, ou bem rápido até doer meus pés. Passar um ano da minha vida falando só por números, ou viajar pra Europa e tentar me comunicar por movimentos corporais.

Pra mim a vida é ou pode ser uma performance, sempre. 
Alguns se inclinam mais para isso, outros não. 




Saiba mais de Marina Abramovic:
http://www.marinaabramovicwebcam.tumblr.com/
http://www.artnet.com/usernet/awc/awc_history_view.asp?aid=424588417&info_type_id=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marina_Abramovi%C4%87
http://www1.folha.uol.com.br/serafina/1066416-exposicao-de-marina-abramovic-conta-com-pedras-preciosas-do-brasil.shtml
http://www.facebook.com/pages/Marina-Abramovic/73591334407?ref=ts
http://www.moma.org/interactives/exhibitions/2010/marinaabramovic/

4 comentários:

  1. outra versão: curandeiro é melhor q curador.

    faz o de viajar pra europa e se comunicar por mov. corporais! "Bailarino errante pelas ruas da ucrânia estabelece novo dialeto!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marina PAchecco. Ucrânia jamais sera a mesma.

    ResponderExcluir
  3. Tony, meu baiano mais querido, teus textos são uma viagem....literalmente me fazem viajar enquanto os leio. Vc ta todo poeta!!! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda Cordeiro, saudade demais de vocÊ. Brigadão. bejus

      Excluir